Preparação de Exames
A melhor ferramenta para o sucesso nos exames é o conhecimento sólido e bem interiorizado dos conteúdos abordados.
Para alcançar este tipo de conhecimento, deve-se compreender que cada disciplina possui especificidades/exigências próprias que se reflectem na forma como devem ser estudadas.
Em certas disciplinas, a aprendizagem dos conteúdos obriga à realização de um número considerável de exercícios, onde a componente teórica inicial, após compreendida, deve ser aplicada. Através da realização de exercícios, acaba por ser memorizada e mecanizada, tornando o teu raciocínio mais rápido. A diversificação do tipo de exercício também é importante, para evitar um enunciado totalmente novo.
Estas disciplinas são um teste à persistência. Além de exigirem a realização de exercícios, implicam cometer erros, identificá-los, esclarecer dúvidas e, por fim, que recomeçar a resolução do exercício errado.
Outras disciplinas obrigam a um trabalho de leitura exaustivo, com recurso a capacidades de interpretação, organização de informação e síntese. Nestas disciplinas, em primeiro lugar, é importante compreender! A memorização dos conteúdos, dos conceitos e das definições é resultado deste trabalho.
Na avaliação destas disciplinas são essenciais as capacidades de expressão escrita. É através da escrita que se mostra o conhecimento que se adquiriu, por isso é importante estruturar bem as respostas. Muitos alunos que dominam os conteúdos são penalizados por não se saberem explicar por escrito. As respostas escritas exigem, por exemplo, o encandeamento lógico da informação.
O estudo é estruturado por professores especializados e dedicados, em função do aluno, com base nas suas dúvidas e dificuldades, através da elaboração de um plano de estudo, de acordo com os objectivos e metas a atingir, por forma a reforçar e optimizar os resultados. Assim, é desenvolvido de forma individualizada, tendo em atenção as dificuldades do aluno e os objectivos definidos.